Transferências químicas
1.1 O que é uma Reação Química?
A matéria (a substância) pode passar por transformações. Essas transformações podem ou não provocar mudanças significativas na estrutura da molécula. Existem dois tipos de transformações: As transformações físicas e as transformações químicas. As transformações físicas são as mudanças passageiras ou reversíveis, isto é, podem ser desfeitas; a matéria não sofre uma modificação em sua natureza, a substância continua sendo a mesma; ela é apenas agitada, os átomos ficam desarrumados, reordenados. Este tipo de transformação sempre envolve uma mudança de estado físico, como fusão, ebulição, solidificação, condensação; seja por meio da variação de temperatura ou por meio da pressão. Exemplos: evaporação de um líquido, derreter um sólido, ou condensar um vapor.
As transformações químicas são quando ocorrem as mudanças mais profundas, frequentemente irreversíveis, isto é, torna-se difícil e ás vezes impossíveis de retornar à situação inicial. Esse tipo de transformação sempre envolve uma reação química. Exemplos: queimar uma folha ou cozer um alimento.
1.2 Tipos de Reações Químicas:
1.2.1 Quanto ao calor envolvido:
• Reações exotérmicas: São aquelas que liberam calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará quente.
• Reações endotérmicas: São aquelas que absorvem calor. Experimentalmente, o recipiente onde a reação ocorrer ficará frio.
1.2.2 Quanto à velocidade da reação:
• Reações rápidas: Duram segundos, quanto mais rapidamente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem.
• Reações lentas: Duram minutos e algumas vezes usa-se fatores externos para acelerá-las.
1.2.3 Quanto à reversibilidade:
• Reações reversíveis: Aquelas que ocorrem nos dois sentidos, isto é, uma vez que os produtos vão sendo formados eles vão recompondo os reagentes.
• Reações irreversíveis: Aquelas que ocorrem num só sentido.
1.2.4 Quanto ao estado físico dos reagentes e produtos:
• Reações