Tráfico de pessoas
Bons estudos.
Slide 2
Podemos definir narração como o ato de narrar, o ato de contar histórias, que podem ser verídicas ou fictícias, simplesmente inventando um acontecimento.
Slide 3
Em relação às características da narração, podemos observar que há um predomínio de verbos de ação. Há também uma relação de anterioridade e posterioridade dos acontecimentos narrados, e percebemos que geralmente há uma ordem cronológica dos fatos gravados.
Slide 4
Observamos que os verbos que aparecem em uma narração geralmente estão no pretérito e há sempre uma mudança de situação, ou seja, algo que passa de um estado a outro, além de as expressões indicando circunstâncias serem bastante frequentes.
Slide 5
A narração também conta com três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Os acontecimentos narrados indicam sempre uma transformação de estado ou situação que ocorre justamente pela interferência de alguém ou de algo.
Slide 6
A introdução sugere o que vai acontecer, em seguida abre caminho para os acontecimentos a serem narrados.
Slide 7 O desenvolvimento é a fase em que o tema proposto vai ser narrado, sem a necessidade de se ligar muito aos detalhes.
Slide 8
A conclusão é o encerramento da história e do texto.
São apresentadas as consequências das ações dos personagens, há uma retomada do equilíbrio, podendo haver até uma avaliação de tudo que foi narrado.
Slide 9
Na narração, podemos contar com tipos de discursos distintos: temos o discurso direto, em que a fala do personagem é apresentada de forma direta, literal, na primeira pessoa. Conta-se também com uma pontuação marcada por dois pontos, travessão e geralmente apresenta, há a presença de um verbo de elocução para introduzir a fala.
Slide 10
Temos também o discurso indireto, em que a fala do personagem é apresentada de forma indireta, transmitida pelo narrador na terceira pessoa. E o