trafico de pessoas
2014
REPÓRTER BRASIL
Introdução
O tráfico de pessoas é uma das maiores violações aos direitos humanos na atualidade. Iludidas pela promessa de uma vida melhor, mulheres, homens, crianças ( de todas idades ) acabam sendo induzidas por redes criminosas .
O Brasil é considerado tanto um país de destino quanto de origem de vítimas, tem realizado esforços de prevenção e combate a essa prática. Desde 2006, quando foi lançada a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, passando pela elaboração e execução do I Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de
Pessoas, em 2008, e do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Já em 2013 podem ser observados diversos avanços no campo das políticas públicas e da legislação referente ao tema. Soma-se a esses elementos que o crescimento de interesse da sociedade em conhecer e entender os fenômenos ligados ao tráfico humano, o que boas fontes de informações sobre o assunto.
Entre janeiro de 2006 e julho de 2013, ano que marca a publicação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o estudo do assunto principal analisa a presença do assunto no noticiário brasileiro e as abordagens mais comuns adotadas pelos jornalistas. Com base no texto a avaliação geral é que o assunto recebe pouca atenção dos meios de comunicação brasileiros, que são basicamente pautados pela governo e pela atuação policial. Quando os textos jornalísticos têm como foco o problema, em boa parte dos casos este não é aprofundado e contextualizado. Além disso, um número considerável de veiculações não aponta as causas do tráfico, não cita fontes, não menciona políticas públicas e legislação a respeito da questão e a trata sob uma ótima exclusivamente.
Objetivos gerais
Para verificar se uma circunstância particular constitui o tráfico de pessoas, considere a definição de tráfico no protocolo sobre tráfico de pessoas e os elementos