Engenharia quimica
ENGENHARIA QUÍMICA
Conceitos básicos da Engenharia Química.
• Engenharia Química: É o ramo da Engenharia envolvido com processos, em que as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, conteúdo energético ou estado físico, por meio de processamento, no qual os produtos resultantes venham a atender a um determinado fim.
• Numa definição mais formal, dada pelo American Institute of Chemical
Engineers (AIChe), “Engenharia Química é a área/profissão que dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios”. PROCESSO QUÍMICO
Conceitos básicos da Engenharia Química.
Processo Químico é um conjunto de etapas, na transformação de uma dada matéria-prima em um ou mais bens de consumo, que envolvem alterações na composição química e/ou alterações físicas no material que está sendo preparado, ou separado ou purificado.
MatériasPrimas
Etapas de
Tratamento
Físico
Etapas de
Tratamento
Químico
Etapas de
Tratamento
Físico
Processo Químico é formado por um conjunto de processos unitários interligados entre si, de acordo com uma seqüência lógica.
Reação Química:
Produtos
PROCESSO QUÍMICO
PROCESSO QUÍMICO (Processo de Produção de Amônia)
Neste processo a mistura gasosa de nitrogênio e hidrogênio, que é enviada continuamente ao processo, é conhecida como corrente de entrada, ou carga do processo.Esta carga além dos gases reagentes, contém impurezas, ou outros materiais gasosos (argônio) que não participam da reação e, portanto são considerados como inertes do processo.A carga é fornecida com uma vazão constante e misturada com uma corrente de reciclo de baixa pressão, comprimida e novamente misturada com
outra