Engenharia Química
UNIVERSIDADE E SOCIEDADE – UCS0100
PROFESSORA: ELIANA GASPARINI XERRI
NOME: KATHERINE RIBEIRO PEDRON
TURMA: 46-47
Trabalho Final
Curso: Engenharia Química
1. História do curso
1.1 História do Curso no Mundo e no Brasil:
A profissão de engenheiro químico teve seu início no ano de 1880 com George Davis, considerado o “Pai da Engenharia Química”. Davis foi o primeiro a identificar a necessidade de uma profissão em ligação com a indústria química. Começou então a introduzir o termo “Engenharia Química” durante suas palestras, o que era algo inovador, pois naquele momento da história apenas o Engenheiro Mecânico e os Químicos cuidavam dos processos de uma indústria.
Foi apenas em 1888 que o professor Lewis Norton, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, criou o “Curso de Número 10”, formalizando então a profissão, e a chamando de Engenharia Química. Rapidamente outras universidades adotaram o curso com uma duração de 4 anos. Pode-se dizer, portanto, que a Engenharia Química nasceu da mistura de Engenharia Mecânica e Química Industrial.
George Davis (1850 – 1907) fundador da profissão Engenheiro Químico
Já no Brasil o primeiro curso de Engenharia Química foi o na Escola Politécnica na USP em 1925. Pode-se dizer, portanto, que a Engenharia Química nasceu da mistura de Engenharia Mecânica e Química Industrial.
1.2 Cursos de Engenharia química no Brasil:
REGIÃO SUL:
Rio Grande do Sul: 8 instituições
UNIPAMPA, PUCRS, UCS, UFSM, UFRGS, FURG, FEEVALE
Santa Catarina: 9 instituições
FAMEG, FASATC, IST, UNOCHAPECÓ, UNIVILLE, UNESC, UNISUL, UFSC, FURB
Paraná: 7 instituições
FATEB, FACULDADE PITÁGORAS DE LONDRINA, PUCPR, UEM, UNIOESTE, UFPR, UTFPR
REGIÃO SUDESTE:
São Paulo: 25 instituições
UNIFEB, UNIFAE, CEUN-IMT, UNORP, UNIANCHIETA, ESAMC CAMPINAS, ESAMC SANTOS, ESAMC SOROCABA, FEFAAP, FACENS, FARO, FAU, UNIFRAN, UMC,