Liderança
A idéia de desenvolver um tema sobre liderança voltando à temática para o âmbito do trabalho, se fez a partir da necessidade e curiosidade de aquisição de conhecimentos na área e a vontade de direcionar às intenções de pesquisa a um tema atual que fizesse parte da sociedade moderna e capitalista, mas, também como o objetivo de incluir o direcionamento e conscientização que esta mesma sociedade vem desenvolvendo no aspecto de preocupações com o melhoramento moral e psicossocial do ser humano.
O homem está inserido em um ambiente onde tanto o social quanto o profissional estão em constante mudança, sendo essa dinâmica nada mais do que a busca pelo melhor, mais rápido e muitas vezes mais compacto (como quando presenciamos as transformações dos eletroeletrônicos, onde estão cada vez menores contendo, porém, muito mais funções). Todo esse embasamento, não foge ao tema quando se quer conhecer e levantar a atual posição do homem, que está sempre à procura, tendo essa atitude, num mundo capitalista, não visando outra coisa senão o lucro. Porém, este mesmo homem, esta mesma sociedade, se encontra em reflexão e em transformação do bem estar físico, moral e pessoal principalmente. Não se trata de um paradoxo e sim de uma das mais belas constatações do desenvolvimento que é justamente a auto reflexão e a necessidade de se sentir.
Com muitos bons resultados, essa reflexão também chegou ao meio empresarial, comercial e de produção, garantindo estudos e adequações para o bem estar do funcionário, oferecendo condições de interação, integração e valorização, não só do cargo que este ocupa ou de suas atividades profissionais, mas também de sua capacidade e condição como ser humano. A gestão de pessoas é hoje, ponto chave em qualquer organização, visando lucro ou não, mas que tenha a missão de gerir e coordenar pessoas.
As relações entre indivíduos são por si só bem complexa, se agravando no ambiente de trabalho, que usualmente costuma ser um ambiente que possui