trans massa gas liquido
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO
DE ENGENHARIA
QUÍMICA
Vol. 8 pp. 1-8
HIDRODINÂMICA E TRANSFERÊNCIA DE MASSA EM
CONTATORES GÁS-LÍQUIDO
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da presente prática se articula em torno de estudos hidrodinâmicos e de transferência de massa gás/líquido em coluna de borbulhamento. Os estudos hidrodinâmicos referem-se essencialmente à análise dos regimes de borbulhamento e à retenção gasosa, enquanto que os estudos de transferência de massa gás/líquido se detêm principalmente sobre a determinação do coeficiente volumétrico de transferência de massa, gás-líquido, kLa.
As colunas de borbulhamento são contactores que envolvem processos reativos gás/líquido e gás/líquido/sólido, onde a fase descontínua se apresenta na forma de bolhas de gás e a fase contínua pode vir a ser a líquida ou uma suspensão homogênea. A relativa alta retenção líquida e o fluxo de transferência de massa que caracterizam as colunas de borbulhamento as tornam bem adaptadas às reações gás/líquido cujo regime de absorção reativa é lento, como, por exemplo, a maioria das oxidações, hidrogenações, clorações, etc.
O uso das colunas de borbulhamento nos processos industriais e particularmente nas operações de refino de petróleo, de fermentação e de tratamento de águas residuais, vem crescendo nos últimos anos devido principalmente às vantagens que apresentam quando comparadas a outros tipos de contactores, como os reatores perfeitamente agitados, as colunas recheadas ou os reatores de leito gotejante. Como vantagens apresentam consumo energético e custo de equipamentos baixos, espaço de ocupação reduzido, fluxos de transferência de massa relativamente elevados permitindo um fácil controle da temperatura do reator.
FUNDAMENTOS
A fim de se poder operar e projetar um contactor de coluna de borbulhamento, vários parâmetros devem ser conhecidos. Assim, partindo-se das