Habitação no brasil
A Habitação no Brasil
• • 1875 / 1886 – Código de posturas Código de posturas municipais: originariamente eram documentos que reuniam o conjunto das normas municipais, em todas as áreas de atuação do poder público. O primeiro código foi aprovado em 14 de maio de 1873 pela Assembléia Provincial, foi rejeitado pela população por ser muito rígido e injusto, como não podiam revogá-lo o substituíram em 31 de março de 1875. Este como foi considerado como uma confusa compilação de normas e de simplória redação, foi então recodificado e chamado de código 1886. Em seu art. 11 transcrevia o padrão edilício só recentemente adotado pela Câmara; outra importante inclusão foi a padronização dos cortiços.
•
•
A Habitação no Brasil
Imposto sobre o Lucro
• “... A falta de moradia já era sentida desde os últimos anos de 1850, no tempo em que ainda se sonhava com a construção da estrada de ferro inglesa, e só se agravou com o passar das décadas. Os aluguéis era exorbitantes e as construções oferecidas, velhas e malsãs. Nos primórdios da industrialização paulistana, ao proletariado nascente não restava senão amontoar-se em pardieiros ou em sórdidos cubículos erguidos pelos especuladores. O lucro auferido pelos proprietários de cortiços era tão grande que a Câmara passou a cobrar um pesado imposto sobre este tipo de habitação subnormal desde ao menos 1877.”
(http://arquiamigos.org.br/info/info19/i-estudos.htm)
A Habitação no Brasil
Cortiço ou estalagem na Rua do Inválidos em São Paulo Bonduki, 1998
A Habitação no Brasil
Origem das Vilas Operárias em São Paulo
• Correio Paulistano: “...para a construção de casas, para trabalhadores a imitação das conhecidas no Rio de Janeiro com o nome de Villas, isto é, com entrada para um pateo commum, porém em melhores proporções que as dos actuaes cortiços.” 18/08/1886 Vila – era de procedência carioca e que em sua disposição espacial a vila não passava de uma versão melhorada do cortiço. Este por