Evidencias quimica
CAMPUS PROFESSOR ANTONIO GEOVANNE ALVES DE SOUSA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PROFESSOR: MSC. ANTONIO LEONEL DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL I
BLOCO I
EVIDÊNCIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
ANTONIO MARDONIO MARQUES DE LIMA KLEBER ROCHA RODRIGUES LETÍCIA ALVES WASHIGTON OLIVEIRA CARDOSO
PIRIPIRI, 2013
SUMÁRIO
RESUMO
Evidenciou-se ocorrência de reações químicas na mistura das soluções de CuSO4 com FeCl3, CuSO4 com NH4OH, AgNO3 com HCl, AgNO3 com K2CrO4, pois todas mudaram de cor, e algumas formaram um precipitado. Na de HCl com bolinhas de Fe, houve liberação de gás. Na de H2O com NaOH e depois com NaCl, na primeira ocorre uma reação exotérmica, e na segunda endotérmica.
INTRODUÇÃO
No cotidiano social é comum as reações químicas fazerem parte. Por exemplo, a combustão, o surgimento da ferrugem, a preparação dos alimentos e a disgestão destes no organismo, a fabricação dos remédios e entre outros.
A ocorrência das reações químicas pode ser observada quando mustura-se dois ou mais compostos, pois no rearranjo entre as moléculas ou íons que formam substâncias no produto evidencia-se mudanças de coloração, precipitação, liberação de gás, odor, diminuição ou aumento da temperatura, luz, etc.
Através de equações é que essas reações são representadas, sendo que o lado esquerdo da equação são mostrados os reagentes, enquanto no lado direito são colocados os produtos. Além disso, utiliza- se símbolos e números para dar características aos nomes e ás proporções das substâncias que estão presentes em uma reação química.
Convém lembrar que as reações químicas