Observações de reações químicas e suas evidências
1 INTRODUÇÃO
A química é uma ciência onde se baseia por fatos experimentais comprovados através das transformações de substâncias, e de compostos. Cabendo ao estudante e seu grupo observar as reações químicas e comprovar suas evidências, no laboratório de estudos da Química.
2 OBJETIVOS
Comprovar as reações químicas, através dos experimentos e suas evidências.
Observações de reações químicas e suas evidências
Sulfato de magnésio + água destilada + fenolftaleína
Sulfato de magnésio – MgSO4
Água destilada – H202
Fenolftaleína - C20H14O
Tubo de ensaio
Em um tubo de ensaio foi colocado 2 barrinhas de sulfato de magnésio e adicionou algumas borrifadas de água destilada, deixando em repouso por alguns minutos, observou bolhas de ar, devido a formação de gás hidrogênio originado pelo óxido de magnésio. O magnésio é um óxido de metal alcalino terroso, o que faz com que ele seja reativo com água, formando bases ou óxido básico. Como ainda tem água suficiente para reagir, forma-se o hidróxido de magnésio, sendo esse pouco solúvel e dissolve-se em uma pequena quantidade, se dissocia em íons Mg2+ e OH-. Após colocou-se 2 gotas de fenolftaleína, obtendo assim uma reação onde as barrinhas de magnésio ficaram rosa. Quando uma solução possui íons OH- dissolvidos, ela tem caráter básico, e a fenolftaleína, que é um indicador básico, apresenta cor rosa, indicando que uma base foi formada na reação.
Cloreto de amônio + hidróxido de sódio
Cloreto de amônio – N4HCl
Hidróxido de sódio – NaOH
Tubo de ensaio
Bico de Bünsen
Em um tubo de ensaio colocou-se 10 gotas de cloreto de amônio com 10 gotas de hidróxido de sódio, deixou-se em repouso para observar a reação formada. Formou-se uma substância denominada hidróxido de amônio (NH4OH), visivelmente não houve alteração, mas ao esquentar essa substância no cone interno do bico de Bünsen, mais precisamente na chama azul, liberou-se um gás com odor de