Identificação de substâncias - relatório
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
QÚIMICA GERAL PRÁTICA I
EVIDÊNCIAS DE REAÇÃO QUÍMICA
Profª Dra. Izaura Cirino
Aluno: Rudson Brendon
Matricula: 353981
OBJETIVOS
Analisar evidências experimentais para inferir a ocorrência ou não de reação química. Identificar os tipos de precipitado.
Utilizar as propriedades químicas de um composto para identificá-lo.
INTRODUÇÃO
O conhecimento sobre as reações químicas é algo imprescindível no cotidiano de um profissional de Química, antes das definições é importante salientar que não podemos afirmar categoricamente que houve ou não reação química, deve-se analisar a ocorrência de evidências de reação que podem ser conclusivas ou não.
REAÇÃO QUÍMICA
Transformação da matéria, na qual ocorrem mudanças na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. O termo reação química envolve transformações onde pelo menos uma ligação química é desfeita. Existem diversos tipos de reação: síntese, decomposição, dupla troca, oxirredução, etc.
FORMAÇÃO DE PRODUTOS GASOSOS
Algumas reações químicas formam produtos que a “condições de temperatura e pressão” estão no estado gasoso, então conforme a reação ocorre irá ocorrer à liberação do produto na forma gasosa. O que pode se notado pelo aparecimento de bolhas na solução. A formação de produtos gasosos e uma EVIDÊNCIA CONCLUSIVA de reação. FORMAÇÃO DE PRECIPITADO
Ocorre quando algum produto é insolúvel ou ultrapassou seu coeficiente de solubilidade. MUDANÇA DE COR
A mudança de cor pode ser resultado de uma reação química quando não é esperada, exemplo misturando duas soluções incolores e a solução se torna vermelha.
Entretanto, a mudança de cor pode ser o simples resultado de uma diluição, se adicionar a uma solução azul uma solução incolor, é normal que a solução fique um azul “mais fraco”. Ou se misturarmos uma solução azul com