Relatório de Química
Em uma reação química os átomos não sofrem alteração, permanecendo praticamente intactos, o que ocorre é uma remontagem dos mesmo formando assim as moléculas finais compostas dos mesmos reagentes só que remontados. Nesse contexto as equações químicas tem como função representar em sua linguagem está reação ocorrida. De caráter qualitativo as fórmulas químicas indicam qual substância está reagindo e que produto está sendo formado. Os coeficientes dão um sentido quantitativo de proporção de moléculas que participam da reação, tendo assim função decisiva no balanceamento da equação.
O conhecimento das fórmulas químicas dos reagentes e dos produtos e de crucial importância em estudo de química e ela pode ser obtida através da observação de uma reação em todo seu ato. A partir do momento em que há o contato entre duas substâncias a análise será feita comparando as substâncias em seu estado inicial ou seja reagentes com o produto final.
Os primeiros indícios de reação são perceptíveis com impressões qualitativas pois são análises feitas baseadas em observações sensórias, observações macroscópicas. São exemplos de análise macroscópicas:
Formação de produtos gasosos, é quando observa-se borbulhamento na solução
Formação de precipitado, que é o aparecimento de um produto insolúvel, já que sua solubilidade foi excedida no meio em que foi introduzido.
Mudança de cor, mas atentando-se para que tal cor não seja apenas uma combinação previsível.
Mudança de odor, seria um odor característico resultante de uma reação.
Transferência de energia, é uma alteração na temperatura, quando a temperatura do produto decresce indica que ele está consumindo calor, este processo é nomeado endotérmico, já o processo onde a reação libera calor e a temperatura da mistura aumenta é exotérmico.
Em especial a formação de precipitado é um indício bem nítido de reação química, ele é obtido quando há a interação eletrostática