Civilizações antigas
POLITICA
No início a base da organização social dos hebreus eram os clãs patriarcais, personificados pelo patriarca. Nessa época os laços entre os clãs eram frágeis o que tornava o povo propenso a invasões, já que faltava conhecimento militar. Pensando nisso surgiram os juízes, profetas com qualidades militares que lideravam o povo. Os mais importantes juízes deste período foram: Sangar, Gedeão, Sansão e Samuel.
Ainda assim o povo questionou a ausencia de um monarca sendo assim centralizado o poder nas mãos de Saul, o primeiro rei de Israel. Depois dele vieram Davi e Salomão que investiram na expansão territorial e no desenvolvimento do comércio local.
Com a morte de Salomão (926 a.C.) houve o fim da monarquia unificada surgindo as tribos de Israel e Judá. http://www.essaseoutras.xpg.com.br/povo-hebreu-historia-politica-religiao-exodo-e-diaspora-confira/ ECONOMIA
A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária. A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitação fixa),que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todos do clã. Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens. Surgiram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra. A consequência dessas mudanças foi que grandes proprietários e comerciantes exibiam luxo e riqueza, enquanto os camponeses pobres e os escravos viviam na miséria. pt.scribd.com/doc/58028038/Economia-Dos-Hebreus RELIGIÃO
Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas.
O judaísmo é baseado nos Dez