civilizações antigas
Belato define vantagens dadas como recursos naturais, seja pela posição geográfica(rio ou mar),tipo de solo, o clima, os animais, a vegetação e os recursos minerais que uma civilização em formação tem ao seu dispor; já as vantagens adquiridas são feitas pela mão do homem, manipulando de uma forma ou de outra para o seu benefício os recursos que a natureza lhe agraciou.
O que vai definir a maneira de uma civilização viver são os tipos de recursos possíveis de uma região e o modo como vão ser aproveitados, isto influi diretamente no modo de vestir, de construir, na alimentação, na religião e na capacidade de defender o seu território e garantir a existência e a evolução de uma civilização.
2 – Caracterizem a Mesopotâmia e o Egito no seu aspecto econômico, político, social e cultural. Que relações pode-se fazer com a sua realidade atual?
Em todos os aspectos, tanto político, social ou cultural, observa-se que tudo gira em torno de uma espécie de monarquia, onde o poder é hereditário e o governo exerce o papel de “Deus”, o estado controla através de uma burocracia civil, religiosa e militar os recursos da sociedade.
A relação feita entre passado e presente dessas regiões é que o modelo de governo ainda baseado na teocracia, ou seja, as leis do estado são baseadas na religião; hoje ainda existem vários conflitos de cunho religioso que envolvem disputas territoriais entre as nações do oriente.
3 – Faça uma análise das quatro etapas da Índia. Que relações podemos fazer com a sua realidade atual?
A principal característica que marcou a primeira etapa da India remete a 4.000 a.C., quando as margens do rio Indo alguns grupos nômades formaram aldeias que posteriormente transformaram-se em civilizações sofisticadas com construções evoluídas para a época, como casas, templos,