escoliose
Todas as pessoas possuem Lordose. Esta curvatura lombar ou cervical é, fisiológica. A anormalidade esta na curvatura muito acentuada, gerando dor e alteração da postura. Esta doença é considerada por muitos como deformidade.
Sua principal causa é ma postura, as mulheres acostumadas ao uso do salto e a práticas físicas como o balé, são, portanto, as principais vítimas. Outra postura que nos chama atenção é uma pessoa com Hiperlordose ( aumento excessivo das convexidades da coluna vertebral normal ) , uma mulher grávida. Em geral as grávidas jogam a coluna para trás na tentativa de compensar o peso da barriga , sendo que as mesmas acentuam a lordose depois da gravidez, isso porque a musculatura permanece flácida , dificultando o retorno à postura normal. Uma atividade física feita de forma inadequada pode danificar e sobrecarregar a musculatura lombar , causando a Hiperlordose .
Uma grande variedade de enfermidades pode contribuir com o desgaste da coluna vertebral, entre eles podemos colocar : Deformidade genética;
Má postura;
Gravidez;
Obesidade;
Fraqueza de determinados grupos musculares;
Escorregamentos das vértebras;
Hérnias de disco,quando adota-se uma postura para aliviar a dor;
Movimentos repetitivos;
Lesão relacionada (trabalhos que exigem muita força);
Alterações na articulação têmporo-muscular;
A Hiperlordose pode ser identificada através da observação física do individuo, raio-x e através de testes ortopédicos.
Tratamento para Hiperlordose
O tratamento para Hiperlordose lombar ou cervical na sua grande maioria com fisioterapia e com boas praticas de exercícios físicos . Na fisioterapia deve-se realizar vários exercícios que fortaleçam os músculos que estão enfraquecidos e alongamentos nos músculos que encontram-se “atrofiados”,que podem ser realizados em solo ou água.Além de orientações sobre a boa postura e da tração manual, se não houver nenhum comprometimento do sistema nervoso periférico.