As civilizaçoes antigas
Adriane Jean Lucas Zuconelli Luiz Antônio
Suméria
Alguns dos mais antigos documentos escritos no mundo foram encontrados na civilização suméria,de 5 mil anos atrás. A administração suméria a administração suméria era por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas.
Os documentos sumérios são descrições de seus inventários: O primeiro uso da escrita foi feito para fins de controle administrativos, e não para fins litúrgicos.
Egito
No Egito o planejamento administrativo, e uma pratica que atualmente seria denominada um planejamento de longo prazo. Sua mão- de – obra era economizada apesar de não haver necessidade nesse tipo de economia. Além da arquitetura há muitos exemplos de pensamento administrativo na literatura egípcia.
Os administradores egípcios reconheciam o valor do planejamento e o uso de conselheiros. Os egípcios tinham conhecimento de práticas e princípios da administração como a autoridade e a responsabilidade, e o detalhamento das descrições de serviços ou tarefas.
O governo egípcio, com o passar do tempo, forneceu ilustrações relativas ao reconhecimento da função de controle em operações de grande escala, em uma organização centralizada. Os comerciantes não tinham o direito de ter participação em assuntos políticos.
Babilônia
Historiadores afirmam que a Babilônia é um dos berços das civilizações, pois é uma das sociedades mais antigas que conhecemos (XVIII a. C). Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Tigre e Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento.
Os babilônios também desenvolveram um rico e preciso calendário, cujo objetivo principal era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e também obter melhores condições para o