Hahahhahhaha

1065 palavras 5 páginas
Colégio Nossa Senhora Medianeira

Roteiro de Aula Experimental:

“Ocorrências de Reações Químicas”

Grupo: Khauana Pacheco – 2ºA Blandine Firszt – 2º D Letycia Milani – 2ºD Pedro Okimoto – 2ºD Luiza – 2ºE

Disciplina: Química
Professor(a): Angela

Curitiba
Julho/2012
Introdução:
As reações químicas podem ser dividas em 4 tipos: Reações de síntese ou adição, de análise ou decomposição, de deslocamento ou simples troca e dupla troca.
Porém nesse experimento prático serão apenas mostradas as reações de simples troca e dupla troca.
Um ponto importante a ser trabalhado na química é a ocorrência de reações químicas, pois nem sempre que duas substâncias são misturadas ou entram em contato. Para isso, foram estabelecidas as condições para a ocorrência de uma reação química.
No entanto, essas condições não satisfazem todos os tipos de reações. Para cada tipo de reação química (dentre as 4 acimas apresentadas) são essenciais algumas características para afirmarmos com certeza que a reação ira ocorrer.
Para as reações de simples troca o critério utilizado para verificar a ocorrências de uma reação química é chamado de fila de reatividade. A partir dela podemos observar se o metal que vai deslocar outro elemento é mais ou menos reativo que o hidrogênio. Caso ele for mais reativo, como por exemplo o chumbo, níquel, cobre, zinco e Bário, haverá a ocorrência de uma reação química. Para reação envolvendo ametais usamos outra fila de reatividade, que se consiste em F< O< Cl< Br< I< S< C.
Para as reações de dupla troca o critério é diferente. Um modo de verificar se a reação ocorre é analisar se o produto final é menos ionizado que os reagentes. Também é possível prever a reação através da formação de um produto mais volátil, e de um produto menos solúvel ou insolúvel.

Objetivos: Proporcionar o contato e a visualização de algumas reações químicas, para avaliar o trabalho em equipe, o

Relacionados