Observação
RELATÓRIO
DATA DA EFETUAÇÃO E CONCLUSÃO DO RELATÓRIO PRATICO-LABORATÓRIAL: 07/03/10;
ELABORADO POR:
Sílvia Carvalho, nº747;
10ºCT.
I. INTRODUÇÃO
Este trabalho experimental é relativo à observação de células da epiderme do bolbo da cebola e de células de epitélio lingual. Teve como objectivos verificar que a célula é a unidade estrutural e de função dos seres vivos; conhecer a constituição das células eucarióticas animais e vegetais; identificar as diferentes estruturas constituintes das células animais e vegetais; distinguir células animais de vegetais e verificar a importância da utilização de corantes em microscopia e que os diferentes corantes actuam de diferente modo nas estruturas celulares.
O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta túnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe um tecido protector, a epiderme, (uma película fina, facilmente destacável, constituída por uma só camada de células, sem clorofilas). Esta epiderme foi um dos nossos objectos de observação microscópica.
Por outro lado, os epitélios são um grupo de diversos tecidos animais, que, salvo raras excepções, cobrem superfícies do corpo, cavidades e tubos. Nesta actividade foi o epitélio lingual o objecto de estudo.
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada, segundo a Teoria Celular, a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos, sendo que, para além de todas a células provirem de outras pré-existentes, estas são também a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos.
Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células