observaçao
OBJETIVO: Introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança. Articular teoria e prática.
JUSTIFICATIVA: Este trabalho tem como objetivo promover o contato do aluno com crianças de 0 - 12 anos através da técnica de observação permitindo que compreenda as dificuldades envolvidas na observação e no estudo de crianças.
PROCEDIMENTO: Os alunos deverão se organizar em duplas ou trios e entrar em contato com escolas, creches, abrigos ou pais de crianças; esclarecer os objetivos do trabalho e obter a autorização para a execução do mesmo. É obrigatório que os pais ou responsável pela criança assinem o termo de consentimento em 2 (duas) vias, sendo que a primeira deve ficar com o responsável pelo observado e a segunda deverá ser entregue ao professor, para arquivá-la.
SUJEITOS: crianças entre 0 meses a 12 anos (cada dupla ou trio de alunos irá escolher uma faixa etária: 0-2 anos; 2-6 anos ou 6 a 12 anos).
LOCAL: A observação deverá acontecer em um “ambiente natural” (escola, creches, abrigos, parque, playground ou outra situação que seja familiar à criança), por cerca de 20 (vinte) minutos.
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS: Aspecto físico, perceptual, cognitivo, linguagem, personalidade e social. (os dados serão observados, anotados e devem ser livres de interpretações).
METODO DE OBSERVAÇÃO: Os alunos devem ser orientados a fazer as anotações através do registro cursivo, garantindo assim uma menor interferência do observador.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
1- Questões de ordem prática: apresentar por escrito (digitado) os dados da observação.
2- Questões de ordem teórica: redigir um texto, usando os conhecimentos científicos adquiridos na disciplina. Este instrumento será usado para compreender os dados da observação (item 1).
3- Questões teórico-práticas: relacionar os dados obtidos na observação (item 1) com os conhecimentos teóricos adquiridos (item 2) no curso.