Observação
UNIDADE 1
PORQUE UM CURSO DE OBSERVAÇÃO?
Os alunos em geral, estão interessados em saber em que medida o curso de observação contribuirá para sua formação profissional. Para responder a esta questão, é necessário analisar a importância do uso da observação na atividade profissional do psicólogo.
O psicólogo quando age como cientista do comportamento, tem que saber discernir as causas desse tal comportamento, em que ambiente físico e social isto está ocorrendo e etc. E como forte aliada para coleta de informações o psicólogo conta com a Observação. Isso acontece porque o uso de informações obtidas através da Observação coloca o cientista de modo que ele perceba a real situação e não tenha necessidade de lidar com suposições, interpretações subjetivas e preconceituosas. Mas essa Observação tem que ser feita de modo em que todos que observarem o fenômeno tirem as mesmas conclusões, assim tais conclusões podem ser criticadas, aperfeiçoadas e aplicadas por outros profissionais.
A Observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e consequentemente a avaliação do trabalho do cientista.
A Observação é utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental.
Através da Observação sistemática do comportamento dos organismos em situação natural ou de laboratório, os pesquisadores têm conseguido identificar que o comportamento é influenciado pelas consequências que produz no ambiente.
Além da pesquisa, a Observação é utilizada pelo psicólogo nas diferentes situações de aplicação da Psicologia, tais como: clínica, escola, organizações entre outros, e através de Observações realizadas nessas áreas o psicólogo é capaz de fazer o diagnóstico preliminar da situação-problema, ou seja, identificar as deficiências existentes e decidir quais técnicas e procedimentos usar para obter os resultados a serem atingidos.
A Observação, entretanto não se limita a isso. Após aplicar