observação
A Observação é fundamental não só para os profissionais de Serviço Social mas, também em outras áreas de humanas, pois é através da observação que pode-se obter informações para só depois fazer reflexões aonde pretende chegar e o que será feito conhecer, compreender o modo de vida do individuo, o que o levou situação atual, suas origens, qual o grupo social participa, quais os seus sonhos e projetos; todos esses pontos devem ser minuciosamente observado como também conhecer detalhadamente o seu histórico e fazer-se questionamentos a respeito do que lhe foi tirado ou ofertado durante ao logo da sua existência. Tendo sempre um olhar atento, cuidadoso e ético, comprometido e acolhedor interagindo porém sem se envolver emocionalmente sempre mantendo uma postura profissional, pautado dentro do Código de Ético Profissional. Sabe-se que na realização dessa instrumentalidade não é fácil podendo haver uma desvalorização na prática e na teoria pelos profissionais porém espera que os profissionais atuem de uma forma eficiente e eficazes utilizando dos diversos meios de instrumentos técnicos operativos (entrevistas, visitas domiciliares, relatórios entre outros) com o objetivo de planejar politicas publicas sociais preventivas e atuantes.
É necessário que saiba como ocorre a observação. A observação é dividida em duas modalidades que são nomeadas como: Observação da vida real (cotidiano) e observação de laboratório ( pesquisa e estagio). A observação se faz tanto na teoria quanto na pratica.
Temos o desafio de consegui compreender as diversas formas de linguagens utilizadas pelo público atendido, com por exemplo as gírias utilizadas.
Abraço.
É necessário que saiba como ocorre a observação. A observação é dividida em duas modalidades que são nomeadas como: Observação da vida real (cotidiano) e