observaçao em sala de aula
Nessa sala de aula as atitudes do professor são sempre estimuladoras, colocando o aluno em primeiro lugar e chamando sua atenção para a aula. Nesse dia ele estava passando matéria nova e durante toda a explicação ficou em pé em frente a sala e sentou-se apenas para fazer a chamada. A linguagem que utilizou durante a explicação foi culta, mas na interação usou a forma coloquial.
O professor adverte os alunos de uma forma interessante, pois quando os alunos se dispersam ele levanta a voz, dando continuidade ao que se está falando sem dirigir diretamente ao aluno. A instigação são durante as atividades ou exercícios que passou depois da exposição da matéria que foi toda explicativa com desenhos na lousa. Conversas são permitidas desde que esse espaço é aberto depois de todo conteúdo repassado e aberto para discussões ( o que acharam, dúvidas, trabalhos, exercícios).
Na volta do intervalo, os alunos ficam um pouco agitados, mas logo com a entrada do professor ele se ajeitam e pegam seus materiais. A receptividade é normal, com cumprimentos, brincadeiras e interatividade. O professor se expressa muito bem, e o que observamos foi que ele sempre pergunta se alguém tem alguma dúvida. A escrita é clara, porém a letra é um pouco pequena para a lousa. Eles se dispersam com facilidade durante a cópia no quadro, o professor tem que sempre chamar a atenção para que continuem copiando para o rendimento da aula, mas durante a explicação não há dispersão. Os alunos pedem licença somente para ir ao banheiro ou beber água. Observando a sala em geral os alunos quase não se dispersam e possuem um certo respeito principalmente quando o professor está falando.
A aula é expositiva, com textos distribuídos em xerox para todos os alunos. A leitura é realizada pelos alunos, sendo que cada um lê um parágrafo. Depois teve um debate do assunto expondo opiniões e dúvidas.
São carteiras enfileiradas e individuais. A sala é grande e arejada, com um ventilador e