extraçao
Para extração do AAS e da cafeína o uso do clorofómio não é suficiente para separar essas substancias, ao adicionar ácido uma das substancias vai ficar solúvel em água devido ao fato de estar protonada. Na presença de um ambiente ácido o AAS não altera sua estrutura permanecendo assim somente solúvel em ácido clorídrico. A cafeína possui átomos de N com par de elétrons livre que ficam ao “redor” do anel aromático, com a adição de ácido o N vai se ligar ao H fazendo assim que a substancia fique solúvel em água. Com isso a cafeína vai passar para a fase aquosa e o AAS fica solúvel em clorofórmio.
Logo em seguida será adicionado uma base forte na solução que vai se dissociar facilmente na solução, o HCL excedente vai reagir com a base(NaOH) e formar sal (NaCL) e água, após isso a base neutraliza o ácido e consequentemente a cafeína retornará ao estado desprotonada e insolúvel em água, com a adição de clorofórmio a cafeína vai se deslocar para o solvente.
Peso do Béquer 1 vazio: 60,062g
Peso do Béquer 2 vazio: 51,564g
Extração é um método de separação de uma substancia sólida ou liquida de uma mistura utilizando um solvente. A ideia principal da extração é que geralmente substâncias orgânicas são pouco solúveis em água e bem solúveis em solventes orgânicos. O solvente orgânico deve ser imiscível a água e não deve reagir com a substância que está sendo extraída. As forças intermoleculares e a estrutura do composto ajudam a prever a solubilidade de um liquido. Compostos que possuem grupos polares e apolares são solúveis em líquidos polares e apolares.
O coeficiente de Partição(k) fornece a distribuição do soluto X em 2 solventes
K=CxA/CxB