a extração
O planeta Terra oferece ao homem recursos naturais de grande valor econômico. Os produtos naturais são de origens vegetal, animal e mineral. A extração vegetal consiste no trabalho de derrubar arvores e arbustos e na coleta de produtos silvestres, destinados à alimentação, à produção de remédios ou ao aproveitamento industrial. Atividades extrativas animais são a caça e a pesca com finalidades econômicas. A extração mineral é a retirada, das profundezas da superfície terrestre ou marítima, de petróleo, carvão, ferro, alumínio, metais, pedras preciosas, etc.
A EXTRAÇÃO VEGETAL
A principal extração vegetal praticada no mundo é a derrubada de árvores para a produção de madeiras e lenha, principalmente nas florestas coníferas. Essas são típicas da Finlândia, da Rússia e do Canadá, países que são grandes produtores de madeira e de celulose, matéria prima básica do papel.
No Brasil, as principais extrações vegetais são o babaçu, a oiticica (utilizados para a produção de óleos), a castanha-do-pará (alimento de amplo consumo interno e apreciado nos mercados internacionais), o látex da seringueira (usado na fabricação de borracha), a carnaúba (de onde se extrai uma cera destinada à fabricação de tintas, vernizes, velas, além de uma das matérias primas do filmes), carvão vegetal e lenha (que servem como combustíveis) e a erva-mate (que produz um tipo de chá - chimarrão - de grande consumo no sul do País).
página anterior 1 2 3 próxima página
Marcar como aula estudada
Responder a questões ver próxima aula: As Fontes Energéticas
Sequência de Aulas
Aula 2 - As Fontes Energéticas Aula 3 - Fontes de energia não renováveis Aula 4 - O Preço do Petróleo e o Biodiesel
Ver Todos
Apostilas Compras Instituições de Ensino \'\'
VESTIBULAR REGIONALIZADAS EXTENSIVO
Conjunto de 4 apostilas por Região ou Estado para Cursos Pré-Vestibular \'\'
VESTIBULAR REGIONALIZADAS SEMI
Conjunto de 2 apostilas