Atividades Econômicas no Brasil
Região Norte - As principais atividades que movimentam a economia da região norte são:
Extrativismo vegetal e mineral, inclusive de petróleo e gás natural.
Agricultura baseada na plantação de soja, arroz, o guaraná, a mandioca, o cacau, o cupuaçu, o coco e o maracujá.
Atividades turísticas. A grande maioria do norte do país ainda apresenta florestas e uma variedade de fauna e de flora que não podem ser vistos em outros lugares do Brasil e do mundo. Isso torna essa região como uma potência na área de ecoturismo (um tipo de turismo que tem como atração os recursos naturais de uma região). Desse segmento de turismo, a Floresta Amazônica é o maior atrativo.
Região Sul - No Sul encontramos as seguintes atividades:
Agricultura, onde podemos citar o cultivo de café, soja, fumo, arroz algodão, milho, cebola, entre outros. Também cultiva-se uva, usada na fabricação de vinho.
Pecuária, considerada uma atiidade bem desenvolvida nessa região. Os principais tipos são: bovino, suíno e ovíno.
Extrativa, indústria de transformação, onde as principais são: Indústria de produtos alimentícios, de bebidas, de madeiras, têxteis, de vestuário, de calçados, químicas e petroquímicas . O Sul é segunda região industrial.
Extrativismo vegetal, onde se destaca a extração de madeira, principalmente o pinheiro, e a extração da erva-mate, usada para fazer chá mate ou chimarrão.
Extrativismo mineral, onde destacam-se o carvão mineral, na região de Criciúma, o caulim, matéria-prima que abastece fábricas de azulejos e louças em Santa Catarina e no Paraná e cuja extração na região de Campo Alegre chega a 15 mil toneladas mensais, a argila e o petróleo, explorado naplataforma continental.
Região Sudeste - Na região nordeste descam-se as seguintes atividades:
A agricultura é praticada em todos os Estados da região. Para cultivar a terra, plantar e colher, utilizam-se técnicas modernas e é comum o uso de máquinas. Os principais