Economia
Alunos: Amanda Soares A. Sotero, Guilherme Á. Leite e Helio Amoni Neto
1) Aponte as causas da inflação no Brasil sinalizadas pelo PAEG.
A causa essencial da inflação no Brasil sinalizada pelo PAEG era o crescimento excessivo da demanda agregada, o que gerava uma inflação de demanda. A expansão do crédito somada ao desequilíbrio orçamentário impulsionava o aumento descontrolado da inflação, além dos aumentos salariais sem regras pré-definidas.
2) Para Delfim Netto, o diagnóstico de inflação do PAEG era equivocado. Mostre a opinião dele para as causas da inflação.
Para Delfim Netto, o excesso de demanda não era a única explicação para a inflação da época. Para ele, a existência simultânea de elevação geral de preços e estagnação demonstravam uma inconsistência no diagnóstico da inflação de demanda, cuja característica principal seria o aumento de preços acompanhado de níveis elevados de utilização da capacidade produtiva.
3) Aponte as medidas adotadas pela nova equipe econômica do governo Costa e Silva para conter a inflação. Contenção dos preços agrícolas
Redução da taxa de juros (estabelecimento de tetos para operações) Acompanhamento dos preços industriais
4) Explique o que foi a inflexão da política econômica após 1967. Mostre os pontos de inflexão.
A política econômica executada em 1967 e a delineada para 1968 são calcadas nos objetivos de redução das taxas de inflação, estabilização do nível de atividade em torno de sua tendência de longo prazo e retomada do desenvolvimento acelerado, o que traduziu-se numa clara inflexão no movimento da política econômica. Houve crescimento expressivo no déficit orçamentário chegando a 1,7% do PIB.
5) Explique a relação do consumo, do acesso ao crédito, dos custos de produção e do papel do governo com a inflação nos anos 60. A Política Econômica do Governo Costa e Silva 1967-1969
Alunos: Amanda Soares A. Sotero, Guilherme Á. Leite e Helio