Logistica
Intermodalidade: utilização conjunta de mais de um modal, no qual são utilizados documentos fiscais individuais para cada tipo de modal;
Multimodalidade: integração total da cadeia de transporte, de modo a permitir um gerenciamento integrado dos modais utilizados, bem como das operações de transferência, com a aplicação de um único documento.
É denominado Operador de Transporte Multimodal (OTM), o responsável em realizar a multimodalidade utilizando um único contrato, desde que o operador tenha os ativos necessário à execução do transporte.
A intermodalidade significa a emissão de documentos de transportes independentes, um de cada transportador, cada um assumindo a responsabilidade pelo seu transporte.
Na multimodalidade ao contrário existe a emissão
Prof. Cláudio F. Rossoni
Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, emitido pelo OTM – Operador de Transporte Multimodal, de ponta a ponta. Quanto a responsabilidade da carga ela é do OTM, do ponto de partida até a entrega final ao destinatário.
Em 1993, na European Conference of Ministers of Transport, o conceito de Intermodalidade foi assim definido:
“O movimento de bens em uma única unidade de carregamento, que usa sucessivos modais de transporte sem manuseio dos bens na mudança de um modal para outro”.
N li i It dl F i ht T t ti (1995)
Prof. Cláudio F. Rossoni
No livro americano Intermodal Freight Transportation (1995) a definição para transporte multimodal é a seguinte:
“Transporte realizado por mais de um modal, caracterizando um servi;o porta‐a‐porta com uma série de operações de transbordo realizadas de forma eficiente e com a responsabilidade de um único prestador de serviços através de documento único. Para o transporte intermodal que utiliza
contêiner,