Observação sala de aula
O presente relatório visa relatar as observações durante o estágio de observação em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental l , que teve como objetivo observar e relatar a metodologia utilizada em sala de aula pela professora e tem a finalidade de apresentar experiências a prática de ensino docente na disciplina de Língua Portuguesa. E observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação do professor com os alunos, e nessa fase de observação, tornou-se evidente a concepção do que o professor hoje desempenha vários papeis, todos de grande importância para o desenvolvimento das futuras gerações.
A didática é um dos principais fundamentos para o professor, pois se trata do estudo da arte do ensino, há um conjunto de saberes pedagógicos que são essenciais para o exercício da profissão docente. Para está tarefa , é necessário que os professores tenham uma compreensão profunda, flexível e aberta do conteúdo, que estejam atentos para as dificuldades mais prováveis dos alunos perante os conteúdos e não há uma ampla compreensão do que é educação e do que é aprender.
“ A didática se caracteriza como meditação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente” ( LIBÂNEO, José Carlos, 1994, p. 28). Toda atuação do professor com os alunos pressupõe uma perspectiva didática clara. É a partir dela que cada professor seleciona objetivos, organiza atividades, formula critérios de avaliação, determina procedimentos de atuação para cada tipo de situação. Podemos dizer que a didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino aprendizagem.
O professor não é o dono do conhecimento, mas é aquele que tem definido o seu papel de subsidiar seus alunos na construção efetiva do saber, como mediador do conhecimento, o professor utiliza sua posição docente para despertar em seus alunos a curiosidade, ensinando-os a pensar , a serem persistentes e terem o respeito consigo mesmo