Observação em sala de aula
Nos dias atuais a sociedade esta mais consciente sobre a importância da educação para crianças de zero a seis anos, por isso esse relatório de observação serve como um instrumento significativo para a prática de sala de aula. Foi realizada na escola Sociedade de Amparo À Educação Infantil (SOMAI) o estagio obrigatório do 4º semestre, total de 20 horas de observação, na turma de Maternal I, com crianças de dois e três anos. A turma possui 20 crianças, entre elas duas com necessidades especiais, para duas educadoras, composto por uma professora titular e uma auxiliar. O atendimento se da em turno integral, sendo que a SOMAI não tem fins lucrativos.
Através da observação feita durante essas 20 horas, é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sócias e costumes.
"A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade pratica." (VASQUEZ, 2001,p.241)
Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças, exige que seja atendida por profissionais com a devida formação, instrumentalização e paixão pelo trabalho que realizam.
Histórico da Escola
A Sociedade Metodista de Amparo á Infância foi fundada em 26 de dezembro de 1962, sendo uma Sociedade Civil Beneficente, antes conhecida como Lar das Meninas.
Em 1981 uma nova direção assume a Sociedade de Amparo à Infância – SOMAI, dando inicio ao um atendimento de creche, atualmente atende a 80 crianças, desde o berçário até jardim B. É caracterizada como uma educação assistencialista, sem fins lucrativos.
A SOMAI esta localizada numa área de