Objetivos organizacionais
Se falamos na organização “pessoa”, pensamos em metas individuais, como cuidar do corpo, tirar férias, fazer um curso ou até mesmo ler um livro. Se falamos na organização “família”, envolvemos as pessoas que convivem conosco, e planejamos metas coletivas, como uma viagem, uma festa, uma casa nova ou um almoço de domingo.
Mas e se a organização da qual queremos estipular metas é nossa lojinha virtual, ou nosso ateliê, ou nosso portfólio de encomendas?
Opa! Objetivos igualmente importantes, pois envolvem qualidade, produtividade, satisfação do cliente, e em consequência, retorno financeiro. Por isso que para alcançá-los, as empresas formulam métodos e ações a serem seguidas, as tais “estratégias organizacionais”, ou empresariais. Que também podem ser definidas como os caminhos, maneiras e planos formulados para alcançar essas metas estabelecidas e melhorar o posicionamente da empresa em seu ambiente.
E não é isso que queremos? Melhorar nossa presença e a de nossos produtos no mercado em que atuamos?
Então hoje vamos falar de algumas das principais estratégias para o alcance dessas metas, e como são colocados em prática e controladas. Essas estratégias podem ser definidas como os caminhos, maneiras e ações formuladas, para alcançar as metas, desafios e objetivos estabelecidos, para um melhor posicionamento da empresa em seu ambiente.
Abaixo apresentamos o quadro com os objetivos e alguns planos de ação para cada um deles:
Reconhecimento da marca: Se você já tem sua marca, precisa investigar se ela é conhecida. Caso não seja, existem maneiras de alcançar o reconhecimento, como fazer campanhas de divulgação, participar de eventos e monitorar a satisfação dos