OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
Os objetivos organizacionais foram estudados pelos neoclássicos (APO) e estruturalistas. As organizações são unidades sociais que buscam atingir objetivos específicos: sua razão de ser é servir a tais objetivos. Um objetivo organizacional é uma situação desejada que a organização tenta atingir. Se o objetivo é atingido, ele deixa de ser a imagem orientadora da organização e é incorporado a ela como algo real e atual.
A eficiência da organização é medida pelo alcance dos objetivos. As organizações podem ter simultaneamente dois ou mais objetivos ou podem acrescentar novos objetivos aos originais. No campo acadêmico existem organizações que combinam ensino e pesquisa. Alguns hospitais funcionam também como centros de preparação para médicos ou centros de pesquisas. Os objetivos organizacionais têm várias funções, a saber:
• Pela apresentação de uma situação futura: indicam a orientação que a organização procura seguir. Dessa forma, estabelecem objetivos como linhas mestras para a atividade futura da organização.
• Os objetivos constituem uma fonte de legitimidade que justifica as atividades da organização e, na verdade, até a sua própria existência.
• Os objetivos servem como padrões através dos quais os membros de uma organização e os estranhos a ela podem avaliar o êxito da organização, isto é, a sua eficiência e o seu rendimento.
• Os objetivos servem como unidade de medida para avaliar e comparar a produtividade da organização.
Os objetivos são unidades simbólicas ou ideais que a organização pretende atingir e transformar em realidade. Toda organização deve buscar condições para manter-se e funcionar com eficiência. Nesse sentido, Etzioni refere-se a dois modelos de organização, a saber:
• Modelos de sobrevicência. Quando a organização desenvolve objetivos que lhe permitem simplismente existir e manter a sua continuidade.
•Modelos de eficiência. Quando a organização desenvolve objetivos que lhe permitem não