aluno
Profa. Betânia Mafra
CONTEÚDO DA APOSTILA: Método científico. O que é ciência. O conhecimento científico é diferente de outras formas de conhecimento. Como fazer uma pesquisa. Pesquisa em banco de dados. O primeiro passo: a escolha do tema. Pesquisa bibliográfica. Problematização. Escolha da metodologia. Aplicação da metodologia e análise de dados.
1 CONHECIMENTO
Desde os primórdios da humanidade, a preocupação em conhecer e explicar a natureza é uma constante.
“Conhecer” é um termo derivado da expressão francesa connaissance, que significa nascer (naissancei) com (con); sendo assim, o conhecimento é passado de geração a geração, tornando-se parte da cultura e da história de uma sociedade.
Para conhecer, os homens interpretam a realidade e colocam um pouco de si nesta interpretação; assim, o processo de conhecimento prova que ele está sempre em construção, visto que para cada novo fato tem-se uma análise nova, impregnada das experiências anteriores.
Dessa forma, a busca pelo entendimento de si e do mundo ao seu redor, levou o homem a trilhar caminhos variados, que ao longo dos anos constituíram um vasto leque de informações.
Algumas dessas informações eram obtidas através de experiências do cotidiano que levavam o homem a desenvolver habilidades para lidar com as situações do dia-a-dia. Outras vezes, por não dominar determinados fenômenos, o homem atribuía-lhes causas sobrenaturais ou divinas, desenvolvendo um conhecimento abstrato a respeito daquilo que não podia ser explicado materialmente.
Assim, o conhecimento foi se dividindo da seguinte forma:
1.1 Conhecimento empírico
O conhecimento empírico é também chamado de conhecimento popular ou comum. É aquele obtido no dia-a-dia, por meio da experiência, independentemente de estudos ou critérios de análise. Ele é o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo através de experiências casuais e de erros e acertos.
É um conhecimento superficial.