Análise sociológica do filme "A Vila"
Aluno: Deyvid Ramon Estrêla de Oliveira
Professor: Paulo Montini
Disciplina: Sociologia geral e jurídica
Direito 2013.2 – Manhã
Resenha crítica e análise sociológica do filme
"A VILA"
Introdução
Em síntese, o filme trata da história de nove pessoas que resolveram se afugentar do mundo urbano devido à violência dor, sofrimento e toda a falta de esperança que os grandes centros nos trazem. Juntos eles fundam um vilarejo isolado por uma floresta, no qual criam suas famílias sem qualquer contato com o mundo externo.
Para evitar a quebra do isolamento, esse grupo original, chamado pelos habitantes da vila de “Os Anciões”, cria uma lenda sobre monstros que habitam a floresta que cerca o vilarejo. Todos os que entrarem na floresta estarão ameaçados de ser mortos violentamente por seres malignos chamados “Aqueles de quem não mencionamos”, formando uma espécie de pacto: um não deve invadir o território do outro.
Porém algo acontece no vilarejo que ameaça a manutenção da vila. Um jovem chamado Lucius Hunt, um corajoso rapaz que desejava passar pela floresta e ir as cidades em busca de remédios para seu povo, é gravemente ferido por outro rapaz com problemas mentais chamado Noah Percy, motivado por ciúmes de seu casamento com Ivy Walker.
Em meio a esses conflitos, diversas teses sociológicas podem ser aplicadas e compreendidas, em especial as de Émile Durkheim. Conceitos como anomia, fato social, consciência coletiva e solidariedade mecânica estão diretamente entrelaçados com o enredo do filme, o que ajuda a por na prática sua teoria sociológica.
Desenvolvimento
Ao optar por organizar uma pequena comunidade, "Os Anciões" estão mudando da solidariedade orgânica da cidade para a solidariedade mecânica. Esta última liga o indivíduo diretamente à sociedade, segundo um conjunto de crenças e