Objetivos, hipóteses e questões. MOD 113 problema 05
Palestra I
Histórico da medicina: Na antiguidade, os egípcios fizeram grandes avanços na área graças ao processos de mumificarão de corpos, com operações complexas e desenvolvimento do conhecimento da anatomia humana. Os gregos foram pioneiros nos estudos dos sintomas das doenças, tendo como mestre Hipócrates(pai da medicina). Entre os romanos, destaca-se Galeno.
Na idade média predominava o método da sangria. Nesse período, a área avançou pouco pois a igreja condenava pesquisas científicas.
No período do renascimento, houve grandes avanços em áreas como fisiologia, anatomia, microscopia,etc...
Hoje já existem inúmeras drogas, aparelhos sofisticados e melhores e mais apurados diagnósticos.
Histórico da saúde pública no Brasil : A saúde pública brasileira teve seu nascimento no século XIX. Antes disso, o tema principal abordado, na época, ente saúde e sociedade era o da sujeira e o dever de zelar pela limpeza da cidade, sendo o porto privilegiado como objeto da ação municipal. O médico de salário fixo atendia os oficiais das câmaras e suas famílias, além de ser assessor nas" visitas de saúde" feitas principalmente nos portos sob perigo de peste. Não havia, assim, caráter social na medicina.
Portanto, a medicina consistia em uma fiscalização, denunciando irregularidades (casos de polícia), ou seja, mais combatia o mal do que cultivava o bem.
Os hospitais para 'pobres' eram estabelecidos em bases filantrópicas (Santa Casa).
O século XIX representa uma transformação política e econômica que atinge igualmente a medicina de duas formas: a penetração da sociedade( meio urbano como alvo da reflexão e prática médica) e o apoio científico, permitindo uma postura de promoção da saúde.
Surge no Brasil a Policia Médica, ideias que se aplicam para a saúde e bem-estar da mãe e da criança, controles epidemiológicos, prevenção de acidentes, organização de estatísticas, etc. Porém não conseguiu impor a higiene pública, por falta de