Tópicos Emergentes
CRESCIMENTO NAS AQUISIÇÕES DE EMPRESAS
No mundo moderno e globalizado em que vivemos, cresce cada vez mais a disputa por fatias de mercado, sendo a aquisição de empresas uma das formas mais simples de uma instituição aumentar sua participação no mercado.
Nos últimos anos do século passado e nos primeiros anos do século XXI presenciamos muitas aquisições de empresas em diversos setores da atividade econômica. No Sistema Financeiro, por exemplo, os grandes bancos privados do País carregam consigo uma enorme quantidade de outros bancos e empresas que compõem aquele conglomerado financeiro.
Acontece que, raramente, uma aquisição é realizada exatamente pelo valor patrimonial, pois geralmente o patrimônio líquido não representa o valor da empresa. Aliás, a função da contabilidade enquanto ciência é muito mais relevante do que simplesmente registrar quanto vale a empresa.
Esta informação geralmente carrega componentes muito subjetivos, como o nome da empresa no mercado, a combinação dos recursos humanos, com as máquinas, os processos, enfim, componentes difíceis, senão impossíveis de serem mensurados e avaliados de forma precisa e prática.
FORMAS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
O método da equivalência patrimonial foi desenvolvido para refletir os acréscimos ou decréscimos no patrimônio líquido da empresa investida, referente a seus lucros ou prejuízos e outros eventos na empresa investidora.
Portanto, o conceito do método da equivalência patrimonial é baseado no fato de que os resultados e quaisquer variações patrimoniais de uma controlada ou coligada devem ser reconhecidos (contabilizados) no momento de sua geração, independentemente de serem ou não distribuídos.
A forma de realizar esse método consiste em registrar no investimento a parcela do investidor no lucro da investida, de acordo com as demonstrações contábeis desta.
Na verdade, trata-se de uma forma de consolidação