Topicos emergentes
Hoje na atualidade, as crianças não brincam mais nas ruas, devido ao crescimento e avanço das tecnologias, acarretando com isso o aumento do sedentarismo, trazendo sérios problemas a saúde com o passar do tempo.
A Ed. física esta relacionada com alguns aspectos, dentre eles são os aspectos biológicos, psíquico, físico e social.
Aspecto Biológico; melhoria no sistema cardiorrespiratório (coração e pulmão), sistema esquelético, circulatório, muscular, nervoso, articular, e no sistema endócrino hormonal.
Aspecto Psíquico; diminui o stress e melhora o humor, combate a depressão e a ansiedade, aumenta a disposição para o trabalho, potencializa a concentração e o raciocínio, alem de aprender a lidar com as emoções; alegria e tristeza, superação e decepção, medo e coragem, ódio e afeto, aumenta a auto-estima,
Aspecto Físico; aumento da massa muscular, e diminui o percentual de gordura corporal, melhorando a estética, e deixando o corpo em boa forma, melhora a postura corporal, melhora as qualidades físicas como: força, resistência, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, e velocidade.
Aspecto Social; melhora o convívio social e o relacionamento, e também os valores morais, como: amizade, respeito, cooperação, dignidade, honestidade, afetividade. Desenvolve a integração e inclusão.
Educação física e atividades inclusivas
A educação física nasceu com uma visão voltada à descoberta de novos talentos para as praticas esportivas, com esse modelo acabava existindo algumas exclusões de pessoas com baixo rendimento, ou limitações físicas, como por exemplo, os deficientes físicos. Com o passar do tempo isso mudou, criando necessidades de se desenvolver novas atividades físicas, que pudessem incluir essas pessoas de uma maneira geral no grupo de praticantes que não possuíam deficiência, essa responsabilidade cabe a nós educadores físicos de criar e implantar esse tipo de atividade no nosso dia a dia