ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS
PARA SURDOS:
A IMPORTÂNCIA DA
CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL
DIDÁTICO RICO EM RECURSOS
VISUAIS
Andréa Jesus Pires andreajesusp@hotmail.com http://estudoingles.blogspot.com
INTRODUÇÃO
As considerações aqui apresentadas partem de leituras realizadas sobre o tema e, principalmente, de minha experiência durante o estágio de observação de aulas de inglês em uma escola inclusiva com alunos surdos da rede municipal de ensino em Belo Horizonte/MG.
DA FORMAÇÃO DAS TURMAS
Na escola observada havia dois tipos de formação de turmas: turmas mistas (com ouvintes e surdos)
turmas exclusivas de surdos.
Todas as aulas eram acompanhadas por um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
A HABILIDADE VISUAL DOS SURDOS
Durante as observações das aulas ficou explicito como o uso de recursos visuais (fotografias, diagramas, gráficos, ilustrações, tabelas, vídeos, etc.) no ensino de uma língua estrangeira, principalmente no caso de escolas inclusivas com surdos, é imprescindível.
Podemos perceber no contexto escolar, como essa habilidade visual é tão pouca explorada.
O INÍCIO DO PROJETO
Como professora atuante no ensino da língua inglesa, e a partir do que foi visto durante o estágio de observação de aulas de inglês, me propus a pensar e desenvolver um material didático que contemplasse mais enfaticamente os recursos visuais, principalmente, com intuito de lecionar inglês para alunos surdos.
A TEORIA VS. REALIDADE ESCOLAR
Sabe-se que o contato com múltiplos estímulos
(símbolo lingüístico e visual, por exemplo) auxilia o aluno e aprimora o processo ensinoaprendizagem tanto surdos quanto ouvintes.
Apesar da ampla pesquisa já existente nessa área, é possível observamos que, na realidade cotidiana das salas de aula, o uso de recursos visuais em aulas de língua estrangeira ainda é muito limitado, seja pelo pouco tempo que o professor possui para