obidos
Introdução
O concelho de Óbidos, pertence ao distrito de Leiria e localiza-se na Região Centro e no Oeste de Portugal.
Óbidos é uma vila medieval, rodeada de muralhas, com uma extensa história.
Dominada por romanos, visigodos e árabes durante vários séculos. Em 1148 D. Afonso Henriques, apoiado por Gonçalo Mendes da Maia, tomou Óbidos aos árabes.
Posteriormente Óbidos foi oferecido como prenda de casamento de D. Dinis a sua esposa D. Isabel.
A Vila ficou propriedade da Casa das Rainhas, só extinta em 1834, e por aqui passaram a maioria das rainhas de Portugal, deixando grandes benefícios.
D. Catarina manda construir o aqueduto e chafarizes.
A reforma administrativa de D. Manuel I dá a Óbidos em 1513 novo Foral, sendo esta época muito intensa em requalificações urbanas.
O terramoto de 1755 fez sentir-se com intensidade na Vila, derrubando partes da muralha, bem como alguns templos e edifícios, tendo ainda alterado alguns aspetos do traçado e do casco árabe e medieval. Também Óbidos foi palco das lutas da Guerra Peninsular, tendo aqui sido a grande batalha da Roliça, que no tempo pertencia ao “termo” de Óbidos.
Mais recentemente a Vila foi palco da reunião preparatória da Revolta do 25 de Abril, ficando assim ligada ao corajoso e heroico movimento dos capitães.
Gastronomia
A gastronomia desta região é variada e muito rica.
Os pratos típicos são a caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, enguias fritas e ensopados.
Relativamente aos doces podemos encontrar as famosas trouxa-de-ovos e lampreias das Gaeiras, alcaides, pegadas e pastéis de Moura.
Como fruta típica e cultivada nesta região podemos saborear as maçãs e laranjas., assim como a pera rocha.
No que se refere aos vinhos e licores, graças ao seu reconhecido microclima, Óbidos produz ótimos vinhos, dos quais se destacam os conhecidos vinhos de Gaeiras, assim como a ginja, cujo licor se celebrizou como a bebida mais típica e tradicional de Óbidos.