Óbidos
Óbidos é uma das vilas mais lindas e preservadas de Portugal
Óbidos é uma vila portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, com cerca de 3 300 habitantes.
Está subdividido em 9 freguesias.
Eu
Eu
O nome Óbidos vem do termo latino oppidum, significando «cidadela», «cidade fortificada».
Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal
A 16 de Fevereiro de 2007, o castelo da cidade recebeu o diploma de candidata como uma das sete maravilhas de Portugal.
Esta vila guarda séculos de história, dentro das muralhas. Possui um vasto património religioso e vestígios históricos monumentais.
História
A vila foi conquistada em Janeiro de 1147/8 por D. Afonso Henriques aos Mouros no séc. XII, onde foi recebida a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I.
Gé
Gé
No séc. XII há já notícia de um castelo em Óbidos e um séc. depois a vila estava já amuralhada.
O ano de 1210 é uma data muito marcante para Óbidos. Nesse ano a vila é doada às rainhas passando a figurar como importante localidade para a casa das sobrenas nacionais.
Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos.
RAINHA SANTA ISABEL E A VILA DE ÓBIDOS
D. Dinis e a Rainha Santa Isabel passaram núpcias em Óbidos. Doando a Vila, a Santa Isabel, como prenda de casamento, esta passou a fazer parte integrante do dote de todas as Rainhas portuguesas.
Cá
Cá
Com a oferta de Óbidos como prenda de casamento de D. Dinis a sua esposa D. Isabel, a Vila ficou pertença da Casa das Rainhas (nome dada ao dote), só extinta em 1834, e por aqui passaram a maioria das rainhas de Portugal, deixando grandes benefícios. Rainha Santa Isabel constrói neste lugar, a 1309, outrora afastado da Vila, uma gafaria ou leprosaria com uma capela dedicada a São Vicente, sendo esta hoje em dia a Igreja de São João Baptista.
Caraterísticas
Com um vasto património histórico, cultural e