visita virtual ao Castelo de Óbidos
Introdução 3
Visita Virtual ao Castelo de Óbidos 4
Introdução
Visita Virtual ao Castelo de Óbidos
A vila de Óbidos guarda séculos de história entre as suas muralhas, tendo um vasto património tanto de arquitectura religiosa como de vestígios histórico-monumentais, a vila que outrora foi habitada por reis e rainhas foi noutros tempos um local para descanso ou refúgio de grandes desavenças da corte D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos Monarcas que passaram por estas terras deixando de uma forma ou de outra marcas por toda a vila de Óbidos que ainda hoje se mantem.
A origem da vila remonta ao século I, o ano de 1148 marca a tomada aos mouros de Óbidos, sendo em 1210 doada por D. Afonso II à Rainha D. Urraca. O primeiro condado de Óbidos é instituído em 1636 e, sete anos mais tarde, D. João IV manda reparar novamente as muralhas.
O Castelo de Óbidos encontra-se sobre um modesto penhasco à beira de um extenso areal, que ainda recentemente as águas do mar acabaram por cobrir. Óbidos pode hoje orgulhar-se do interesse que muitos portugueses e turistas mostram ter pelo Castelo de Óbidos.
O Castelo de Óbidos está localizado no distrito de Leiria, numa vila que detém o mesmo nome, a vila de Óbidos, pertencente à freguesia de Santa Maria.
Este Castelo foi mencionado como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007, sendo este classificado como um Monumento Municipal.
História do Castelo de Óbidos
Foi Estudado que o Morro onde está situado o Castelo foi um local habitado em tempos pré-históricos.
Muita provas que foram igualmente surgindo ao longo dos anos como também as suas próprias condições naturais. Tendo um porto marítimo, Óbidos chamou à atenção de vários povos cujo domínio sucessivamente se exercia no ocidente da Península. No decorrer desses sucessos, os Romanos de certa forma, e com certeza os invasores Muçulmanos, a