Turismo e a sua importância
Page 1
Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal
6/19/07
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DO TURISMO
Pent-Capa.qxd
PLANO
ESTRATÉGICO
NACIONAL DO
TURISMO
Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal
Posto-rosto .qxd
6/19/07
4:54 PM
Page 1
PLANO
ESTRATÉGICO
NACIONAL DO
TURISMO
Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal
1
O Turismo é um sector estratégico prioritário para Portugal.
O turismo tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia portuguesa em virtude da sua capacidade em criar riqueza e emprego.Trata-se de um sector em que temos vantagens competitivas claras como sucede com poucos outros. Está a ter lugar uma grande aposta no turismo por parte do Governo e dos empresários do sector.
O turismo está a viver um bom momento. As receitas estão a aumentar. Existe capacidade instalada de boa qualidade em termos de infra-estruturas e de recursos humanos. Estão a ser lançados numerosos projectos de alta qualidade nas zonas tradicionais. Estão a surgir novos destinos de grande qualidade, por exemplo no Litoral Alentejano, na zona Oeste, em Porto
Santo e no Douro, fruto da iniciativa empresarial e da capacidade do Governo em desbloquear processos que se encontravam parados há anos. A aposta no turismo vai continuar.
Já foi feito muito. Por exemplo, foram desbloqueados licenciamentos que estavam parados há anos. Ligada a rede do Inftur às melhores escolas estrangeiras para elevar o nível do ensino. Facilitada a aquisição de residências por não residentes. Criado o Turismo de Portugal, ip.
Mas ainda há muito para fazer. Desde segmentar melhor as propostas de valor a aumentar a oferta de qualidade. Melhorar as acessibilidades. Desenvolver o turismo residencial e de saúde.
Criar uma imagem mais forte junto dos clientes exigentes. Facilitar o licenciamento e reduzir o peso da burocracia.
Para atingir este objectivo ambicioso é necessária uma estratégia. Essa estratégia está