Tópicos em Educação Especial
Aluna Rita de Cássia Ribeiro Farssura Faria.
Matrícula: 12116080246
Pólo: Niterói.
Email: rita2farssura@yahoo.com.br
6º Período
Questão 1:
Binet dedicou-se ao estudo do raciocínio e da inteligência, em 1905 publicou a primeira Escala de Inteligência, onde reunia um conjunto de tarefas intelectuais, pois acreditava que inteligência era a capacidade do indivíduo de fazer juízos corretos, e não a capacidade de reagir rapidamente a um estímulo. Para ele, os aspectos essenciais da inteligência são ajuizar bem, compreender bem e raciocinar bem. Binet queria, através da sua Escala identificar e ajudar as crianças com algum problema,sem rotulá-la,era contra a concepção hereditária,pois dizia que a educação especial deveria se ajustar a necessidade do indivíduo.Para ele a inteligência pode desenvolver-se por meio de uma educação adequada,pois ela não é uma quantidade fixa e herdada.
Já Spearman propunha que a inteligência era construída por dois fatores, fator subjacente, seria aquele que age como uma força impulsionadora relacionadas a situações específica, sendo responsável pelo impulso que iria atuar nos outros fatores, e um conjunto de fatores muito específicos.
Infelizmente os testes de inteligência não foram utilizados de acordo com os princípios para os quais foram desenvolvidos. Através deles, ainda hoje o individuo é rotulado, o que com certeza interfere no seu rendimento e na sua capacidade de raciocínio, pois quando este e classificado como deficiente, já passa a ser visto pela sociedade como alguém incapaz. Questão 2
Os fatores determinantes que interagem na construção do desenvolvimento cognitivo dos alunos são:
→ Hereditariedade: a inteligência possui um componente genético, que estabelece limites, e que através dele outros fatores irão atuar na vida do individuo.
→Meio: é um importante aspecto que influencia na vida da criança, o lugar onde ela cresce os estímulos recebidos, os conhecimentos