tópicos em educação especial
918 palavras
4 páginas
Aula 1: Inteligência: história e concepções - Destacar as contribuições de Binet e de Sperman na evolução do conceito de inteligência. Fazer uma análise dos parágrafos finais da página 17 do Caderno didático: TESTES DE INTELIGÊNCIA E PROBLEMAS DECORRENTES. R:Alfred Binet, preocupado em identificar na escola crianças com atraso, para ajuda-las com programas especiais considerava a inteligência como a capacidade em fazer juízos corretos. A principal contribuição desse importante pesquisador foi acreditar e demonstrar que a inteligência pode se desenvolver por meio de uma educação adequada, pois ela não é uma qualidade fica e herdada. E já Charles Spearman propôs que a inteligência não era um processo simples e unitário que podia ser decomposto em um fator geral e em uma série de fatores específicos. Podemos perceber que nós parágrafos finais da página 17 fazendo uma analise mostrar que essa prática servia apenas para discriminar as pessoas, pois o teste de inteligência na verdade não passa de um teste para discriminar. Pois neste teste as crianças considerada sem aptidão são condenadas e incapazes, fazendo com que ela se sinta inferior aos demais, enquanto as crianças consideradas com capacidade natural ou adquirida são capazes de realizar qualquer coisa neste teste são consideradas sábias.O teste de inteligência serve apenas para marcar quem tem capacidade de aprender e que são incapazes de aprender.
2ª Questão: (2,0 pontos)
Aula 2: Inteligência: fatores de influência - Retirar dos conteúdos desta aula, aqueles que marcaram e mais podem contribuir para sua prática em sala de aula.
R: A Hereditariedade, o meio e o tempo são os fatores que mais podem contribuir para a prática em sala de aula. Podemos destacar a herança genética que estabelece os limites dentro dos quais os outros fatores irão influenciar na vida do indivíduo. O meio e o lugar onde crescemos e vivemos incluindo o ambiente físico e social influi na inteligência, por isto alguns educando tem tanta