natação
1) Qual a importância das propriedades físicas da água e suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?
É de extrema importância que o profissional de educação física possua conhecimentos das propriedades físicas da água, pois assim ele poderá entender o que ocorre com o corpo do aluno durante uma aula de hidroginástica e natação.
As propriedades físicas da água mais importantes são:
Densidade: Ela é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume.O ser humano pode flutuar em piscinas, rios, lagos e mares, desde que seu nível de tensão corporal esteja dentro da normalidade biomecânica.A densidade do corpo humano varia de acordo com a idade.
Arrasto: Outra propriedade física da água é o arrasto, que é a força que se opõe ao movimento realizado na água.A força de arrasto pode ser em qualquer sentido, dependendo do movimento do exercício.
Pressão Hidrostática: Sabe-se que a pressão do liquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profundidade, essa pressão aumenta proporcionalmente à profundidade e à densidade do fluido, e alterações cardiovasculares no individuo imerso e em repouso ate o nível do peito demonstram redistribuição de cerca de 700 ml do sangue no corpo, e que há um aumento de 65% no fluxo respiratório decorrente da pressão na parede torácica.Esse conhecimento é importante pois o nível de imersão dos praticantes provoca respostas fisiológicas diferenciadas.
Temperatura: A temperatura da água promove benefícios na flexibilidade e relaxamento nos praticantes de natação e hidroginástica.
A temperatura de ficar entre 27°C e 32°C.Para provas de natação a temperatura deve estar entre 25°C e 28°C, pois é a temperatura mais adequada para melhor desempenho do nadador.
Flutuação: Existem três importantes aspectos da flutuação que afetam o movimento do nado: