ODISSÉIA
SALA DE ESTUDOS LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS
ORIENTAÇÃO: PROF. LEONARDO CAMPOS
1º ANO ENSINO MÉDIO
AMANDA ARAÚJO
A ODISSEIA, UM MARCO LITERÁRIO.
Simões Filho
2015
AMANDA ARAÚJO
HOMERO E SUA OBRA “A ODISSEIA”
Artigo apresentado ao projeto Juventude Crítica, do setor de Língua Portuguesa e Artes, do Colégio Objetivo, para fins de avaliação.
Orientador: Prof. Leonardo Campos
Simões Filho
2015
Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século oito A.C. Mas sua origem é tão controversa que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta. A data da existência de Homero foi controversa na antiguidade e não o é menos hoje. Heródoto disse que Homero viveu 400 anos antes de seu próprio tempo, o que o colocaria em torno de 850 A.C, mas outras fontes antigas deram datas muito mais próximas da suposta época da Guerra de Troia. A data da Guerra de Troia foi dada como 1194-1180 A.C. A Odisseia.
Sua estrutura encontra-se repartida em 24 cantos, contendo um total de doze mil versos hexâmetros. Este clássico está inscrito no cânone ocidental – a síntese literária ocidental das melhores obras de todos os tempos, e continua atual em nossos dias. Ela foi criada e legada oralmente de geração em geração, vertida posteriormente para a modalidade escrita. Este poema continua sendo estudado e pesquisado, traduzido para os mais variados idiomas. Seu enredo não cronológico e a forma decisiva como tanto mulheres quanto escravos marcam o rumo dos acontecimentos, na mesma medida que as atitudes dos heróis, transformam este épico em um texto incomum. A expressão ‘odisseia’ passou a conceituar, em quase todas