Gestão de Estoques
Professor: Ivan Osvaldo Calderon Arrueta
Aluna: Josivane Mendes Ferreira
Curso: Logística
Turma: Log. 1AN
Curva ABC
Conceito e método de cálculo
A Curva ABC, também conhecida como Análise de Pareto, é um método que classifica as informações, para que seja possível separar os itens que tenham mais impacto ou importância, que em vias de regra são em menor número, foi desenvolvido por Joseph Moses Juran, um importante consultor da área da qualidade que identificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto.
As letras A, B e C representam:
• Classe A: Principais itens em estoque e de alta prioridade. 20% dos itens correspondem a 80% do valor.
• Classe B: itens que ainda são considerados economicamente preciosos. 30% dos itens correspondem a 15% do valor.
• Classe C: 50% dos itens em correspondem a 5% do valor
Para a definição das classes A, B e C, adota-se o critério de que A = 20%; B = 30%; e C = 50% dos itens. Na explicação acima, adotamos dez itens como base para exemplo, em que 20% são os dois primeiros itens, 30% os três itens seguintes e 50% os cinco últimos itens, resultando, assim, os seguintes valores:
- Classe A (2 primeiros itens) = 62,44%;
- Classe B (3 itens seguintes) = (83,85% – 62,44%) = 21,41%;
- Classe C (5 itens restantes) = (100% -83,85%) = 16,15%;
Aqui é importante ressaltar que os parâmetros descritos acima não podem ser encarados como uma regra matematicamente fixa e exata. Estes itens podem variar de organização para organização nos percentuais descritos. Por isso, é preciso muita atenção na hora de realizar a análise.
Essa ferramenta, é uma classificação estatística de