doencas
Segundo a Organização Mundial de Saúde, Cuidados Paliativos é a assistência integral oferecida para pacientes e familiares quando diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida.
O objetivo dos Cuidados Paliativos é oferecer o tratamento eficaz para os sintomas de desconforto que podem acompanhar o paciente, sejam eles causados pela doença ou pelo tratamento.
Infelizmente, na nossa cultura, o termo “paliativo” traz um aspecto de uma medida inconsistente ou de algo sem valor, dificultando a aceitação destes cuidados tão essenciais na vida de um ser humano que sofre diante de uma doença ativa e progressiva que ameace a continuidade da vida. Pallium vem do latim e quer dizer manto, cobertor. Portanto, Cuidados Paliativos são os Cuidados de Proteção que melhoram a qualidade de vida dos pacientes, pois cuidam de tratar o sofrimento que doença pode trazer.
OS GIGANTES DA GERIATRIA- OS 5 IS
Medicina geriátrica ou Geriatria é o ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto, que é o estudo do envelhecimento em si, Geriatras são médicos especializados no cuidado com o idoso .
Iatrogênica
Incontinência
Instabilidade (quedas)
Imobilidade
Insuficiência (declínio) das funções cognitivas- demência
Iatrogênica: afecções decorrentes da intervenção do médico e/ou de seus auxiliares, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam consequências prejudiciais para a saúde do paciente: erro médico, negligencia, efeitos secundários e tratamentos, efeitos colaterais e medicação.
Instabilidade posturais: incapacidade de se levantar, quedas, imobilidade, diminuição das atividades físicas.
Imobilidade: incapacidade de se descolocar sem o auxílio de outras pessoas, pode acarretar, AVC, INFECÇÕES,
DESNUTRIÇÃO, DEPRESSÃO E DESIDRATAÇÃO.