O Futebol explica o Brasil
O autor inicia o texto comentando a renuncia de Jânio Quadros e a opressão militar para que Jango seu vice não assumisse. Isso nos obriga a entender o contexto histórico vivido naquele momento. Estamos em um mundo pós segunda guerra mundial, onde a guerra fria e especificamente o comunismo atormenta os países capitalistas, no caso do Brasil seu vizinho USA que não quer mais um pais comunista como Cuba a seu lado, então vendo as possíveis similaridades de Jango com o comunismo Chinês prefere dar incentivo para um golpe militar.
Jango por sua vez apesar de algumas dificuldades assume a presidência e dentro de seu mandato faz algumas interversões como por exemplo o tão esperado decimo terceiro salário, isso gera uma boa visão da massa porem má visão dos empresário, com seus discursos reformistas e com a alta da inflação não demora muito para ser cassado e ter que se refugiar na Argentina.
Com isso assume na frente militar, Castelo Branco, este como o próprio autor comenta arrocha os salários e faz com que os beneficiados - como jogadores de futebol passassem a pagar os impostos, isso a curto prazo suja um tanto quanto sua imagem, porem a médio longo prazo abaixa as taxas da inflação e faz com que sua imagem torne-se mais positiva perante ao povo. Conquistando maior apoio da população o governo provisório passa a ser mais rígido e os militares tiram o sistema de votação livre gradativamente começando pelas cidades e chegando ate o estado. Vale ressaltar que de acordo com Castelo Branco o governo militar seria provisório e logo os militares devolveriam o poder para os civis, algo que só veio acontecer no ano de 1985.
O governo militar aproveitando o nível do futebol demonstrados nas ultimas copas e sabendo que este era uma cultura de massa no brasil e no mundo começa a utilizar deste esporte para mostrar uma imagem de crescimento e força associando o crescimento econômico com as vitorias do futebol. Mas para sua