Doenças
O que é?
Sinais e Sintomas
Como Evitar?
Dengue
Dengue é uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, A dengue é transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti.
Normalmente, as pessoas infectadas com o vírus da dengue são assintomáticas ou apenas apresentam sintomas leves, como uma febre simples. Outros pacientes apresentam a doença de modo mais grave e uma pequena proporção tem risco de morte. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea.
A prevenção depende do controle e da proteção contra as picadas do mosquito transmissor. O método principal para controlar o A. aegypti é eliminando seus habitats. Isto é feito esvaziando recipientes de água, ou por adição de insecticidas ou agentes de controlo biológico a estas áreas.
Tétano
O tétano, é uma doença infecciosa, não contagiosa, com elevada letalidade para jovens e idosos. Sua principal característica é causar espasmos dolorosos, rigidez dos músculos e distúrbios neurológicos.
Os sintomas de tétano são:
Trismus (dificuldade de abrir a boca),
Rigidez do pescoço e costas,
Risus sardonicus (riso causado pelo espasmo dos músculos em volta da boca),
Dificuldade de deglutição,
Rigidez muscular do abdômen,
Contração de músculos dos braços e pernas,
Insuficiência respiratória.
O tétano pode ser evitado:
Vacinando crianças e animais e reforçando a vacina a cada 10 anos, usando soro anti-tetânico antes das intervenções cirúrgicas ou depois de ferimentos que possam facilitar a infecção, evitando o contato das feridas profundas com terra ou qualquer sujeira, cuidando da assepsia do instrumento cirúrgico e da antissepsia das feridas, desinfetar, tão cedo quanto possível, feridas recentes dos equinos, eliminando os objetos pontiagudos que possam causar ferimentos acidentais.
Triquinose
A Triquinose é uma doença causada pelos parasitas nemátodes do