Vila de óbidos
No dia 17 de Maio partimos da , juntamente com a turma ª e com as professoras Sandra Silva, Graça Moura, Rosário Cantante e Sónia para visitar a cidade medieval de Óbidos. Chegámos a Óbidos por volta das 10h. Quando saímos do autocarro, formamos dois grupos, cada turma ficou com um guia. Iniciámos a visita juntamente com as professoras Sandra Silva e Graça Moura, enquanto a outra turma, 10º6ª, ficou com as professoras Sónia e Rosário.
Na minha opinião esta visita serviu para observar e conhecer um pouco da História que estivemos a dar nas aulas de História A. Isto é, serve para nos ajudar a interiorizar melhor a matéria, de modo a que, ao estudarmos, o percurso histórico e cultural dos nossos monumentos, nós passamos a relacionar o que observamos com o que estudamos.
Iniciámos a visita com uma pequena introdução explicada pelo instructor onde de seguida passamos a entrada e percorremos a rua d’Óbidos até ao encontro da Igreja de S.Pedro que conserva vestígios do antigo portal gótico na fachada. Foi reformada na segunda metade do século XVI, foi também muito afectada pelo terramoto de 1755. À frente desta igreja encontra-se a Capela de São Martinho, foi construída em 1331 pelo Padre Pêro Fernandes. No interior encontram-se três túmulos e no exterior conservam-se também dois túmulos. Continuámos a rua , onde o guia salientou o facto de todas as casas serem brancas e terem uma fachada em azul ou amarelo , pois são as cores da bandeira de Óbidos, e de haver na aldeia toda mais de mil vasos à janela. Observamos atentamente um arco em pedra. Deparámo-nos a seguir com a Igreja da Misericórdia, foi fundada pela Rainha D. Leonor a 1498. No exterior destaca-se a porta, rematado com uma imagem da Virgem com o Menino. Subimos, depois uma rampa que ia dar à Praça de Santa Maria onde se encontrava a Igreja de Santa Maria reformada pela Rainha D. Leonor em finais do seculo, onde podemos ver o seu interior com pinturas de